Prestadores de serviço da Cidade de Catanduva fazendo a diferença na cidade.

Por: Patricia Freitas - Equipe de Comunicação CRSC
Enviado em: 13/01/2016

Através dos Prestadores de Serviço Comunitário da Central de Penas e Medidas Alternativas, diversas instituições, bem como prefeituras locais e moradores, são beneficiados com estes serviços. Além de estes serem beneficiados, os próprios Prestadores também são, a PSC é um meio eficaz de tratar pessoas que cometem crimes de baixo potencial ofensivo sem afastá-las da sociedade, do convívio familiar e sem expô-las ao sistema penitenciário, tornando-se uma via de mão dupla onde infrator e sociedade são beneficiados, havendo assim o reconhecimento de reparação pelo ato cometido.

A CPMA de Catanduva conta atualmente com mais de 200 prestadores e estes estão realizando sua pena em Instituições parceiras como CRAS, CREAS, CENTRO POP e outros. Os apenados quando chegam a central passam por uma entrevista onde são avaliados por Psicólogos ou Assistentes Sociais e são encaminhados para a prestação da pena em locais de acordo com as suas necessidades e conhecimentos apresentados. Os atendidos não são somente da cidade de Catanduva, esta central possuí prestadores de outras cidades como Elisiário, Pindorama e Ibirá – São Paulo.

Além das Instituições Parceiras receberem os apenados para a prestação de serviço, algumas auxiliam na disposição de vagas de emprego. Como exemplo, neste ano 6 prestadores foram empregados. Alguns, na Instituição Lírio dos Vales com carteira assinada garantindo seus direitos, outro prestador na Instituição Vaú de Jaboque, entre outros demais prestadores que conseguiram através do programa social “Frente Cidadã” com o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva.

Em 2015 a Central de Catanduva realizou 209 cadastros. Em todo o Estado de São Paulo foram 13.514 cadastrados e 8.084 conclusões de penas.

Para saber mais sobre as Penas e Medidas Alternativas, acesse aqui.

Tags: CPMA PSC prestadores Catanduva instituições

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania