Notícias

12ª Edição do festival Entretodos é realizada em São Paulo; doze unidades prisionais participam das atividades

Por: Equipe de Comunicação CRSC / Assessoria de Imprensa Coremetro
Enviado em: 25/09/2019

Foi realizado entre 9 e 14 de setembro a 12ª edição do festival Entretodos dentro das Unidades Prisionais. O evento tem como objetivo principal o debate e a reflexão acerca dos Direitos Humanos, através da exibição de curta-metragens (filmes de até 25 minutos).


Dentro das unidades prisionais, as atividades ocorreram em doze unidades prisionais da Grande São Paulo: os Centros de Detenção Provisória III e IV de Pinheiros, de Diadema, Mauá, Guarulhos I, Osasco, o Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, as Penitenciárias de Parelheiros, II de Guarulhos e II de Franco da Rocha e as Penitenciárias Femininas da Capital e de Santana, com a participação de mais de mil espectadores entre reeducandos e servidores.

As atividades ainda, contaram com a presença do organizador do festival, Jorge Grisnspum, e também de Oisin Kealy, produtor escocês de festivais de curtas em Direitos Humanos, na abertura do evento no CDP III de Pinheiros. O projeto de modo geral causou ótima reflexão, atestada por depoimentos de diretores e também detentos presentes durante o festival.

Em Franco da Rocha, um reeducando falou sobre a conscientização que os filmes trouxeram: “Para quem tinha uma visão de direitos humanos, a pessoa não tinha um leque tão aberto sobre o que é direitos humanos e quando a gente assiste todos os filmes a gente vê que muitos direitos nossos são violados e a gente nem sabe que é um direito nosso, como direito à saúde, educação, etc... e vendo o filme a gente viu que tem bastante coisa, de jovens que corre atrás destes direitos, que existe meios da gente exigir algo que é nosso por direito.”

Valdir Saes Rodrigues Júnior, supervisor técnico II do CDP de Mauá, falou à respeito da importância do evento na exerção dos Direitos Humanos: “A iniciativa foi positiva no âmbito prisional, tendo em vista que a participação dos encarcerados, visou ajudar e conscientizar, um pouco mais que seja, cada um dos espectadores para a importância de se respeitar, tolerar, compreender e se colocar no lugar do outro, assim sendo, foi um passo importante para que os Direitos Humanos possam ser exercidos em sua plenitude.”

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 1948, é o documento mais vezes traduzido segundo o Guinness Book com 508 idiomas, e é um texto referencial para a busca da plenitude do exercício dos direitos básicos de todo e qualquer indivíduo em toda e qualquer sociedade do planeta.  





O Festival Entretodos


A edição de 2019 foi dividida entre Mostra Competitiva, Infantil e Juventude. A Competitiva, composta de cinco blocos, apresentou no total 29 filmes curtos. Todos os blocos puderam ser assistidos no CCSP (Centro Cultural São Paulo), em sessões de três horários diferentes (15:30, 17:30 e 19:30) entre 10 e 14 de Setembro. Já as outras categorias foram apresentadas nas salas SPCINE e em outras localidades, uma vez que estas são destinadas ao público menor de 18 anos de idade. 

O festival ainda, premia as melhores obras em diversas categorias com votações abertas à júri popular. Em 2019 foram 4 obras premiadas e outras 2 com menção honrosa.



Tags: CRSC Filmes coremetro direitos humanos entretodos
voltar

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania

Rua Líbero Badaró, 600 - Centro - São Paulo - SP - Cep: 01008-000

Tel: (11) 3101-7708 / (11) 3107-1113